quarta-feira, 27 de julho de 2011

F6F Hellcat


   Criado para enfrentar os temíveis A6M Zeros japoneses, o Hellcat foi um projeto vencedor, com motor potente e blindagem, sendo produzido em massa a partir de 1943, com 12.272 entregues até 1945, para a US Navy, USMC (Marines) e também para o Fleet Air Arm inglês; participando, com sucesso, de todas as grandes batalhas aeronavais do Pacífico.


   Entretanto, em fins de 1942, um Zero quase intacto foi recuperado nas Ilhas Aleutas. Ele foi desmontado, e enviado à sede da Grumman nos EUA. Lá, o avião foi remontado, e testado em vôo. A partir desses resultados, a Grumman desenhou um avião que pudesse enfrentar a destreza dos aviões japoneses. E então nasceu o F6F Hellcat, o primeiro caça embarcado americano com uma especialidade: destruir Zeros.
   Ainda sem a manobrabilidade dos Mitsubishi e Kawasaki japoneses, o F6F conseguiu enfrentar seus inimigos nipônicos em pé de igualdade. Era um avião médio, leve, bem armado e bastante ágil, que satisfez os requisitos do alto comando americano, e finalmente permitiu que os EUA estabelecessem a superioridade aérea no pacífico.



Especificações:
Modelo: F6F-3
Envergadura: 13,05 m
Comprimento: 10,2 m
Altura: 3,99 m
Peso: 4.101 Kg (vazio) e 5.528 Kg (carregado)
Motor: Pratt & Whitney R-2800-10W Double Wasp, radial 18 cilindros (2.200 hp)
Velocidade Máxima: 605 Km/h
Ascensão inicial: 990 m/min.
Teto Máximo: 11.430 m
Alcance: 1.775 Km
Armamento: 6 metralhadoras Browning de 12,7 mm (400 tiros por arma)



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