sexta-feira, 15 de julho de 2011

Boeing B-17 Flying Fortress


Projetado inicialmente para defender o território americano, o B17 - Flying Fortress foi o mais importante bombardeiro dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Ele inaugurou uma nova fase de bombardeios diurnos e teve papel central na destruição da máquina de guerra alemã. Para tanto, sofreu diversas alterações ao longo do conflito. De todas as versões, as mais eficientes são a F e a G, por causa da grande autonomia, da alta capacidade para armazenar bombas e da excelente precisão. Mesmo assim, sua tripulação sofria bastante com as condições impostas pelas missões. Frio intenso devido às altas altitudes e falta de espaço eram dois dos problemas mais comuns dos aviadores. Além disso, havia a constante tensão com os ataques de caças alemães e com o fogo das baterias antiaéreas, que causavam baixas consideráveis de aviões e tripulação. A eficiência do B17 também foi comprovada pelos nazistas. Muitos aviões capturados foram utilizados pelos alemães por serem mais adequados à função do que os bombardeiros da Luftwaffe.

O Boeing B-17 foi um verdadeira Fortaleza Voadora, não foi um avião revolucionário como o famoso B-29 mas foi o mais famoso bombradeiro americano,  O que deu ao B-17 o apelido de Fortaleza Voadora nem foi seu armamento de defesa mas sim sua alta capacidade de sobrevivência, era um avião que conseguia voltar para a base mesmo depois de sofrer duros ataques.

Para sua defesa durante as missões o B-17 possuía 13 metralhadoras, esse número foi crescendo de acordo com a guerra e adaptações foram feitas, isso permitia ao avião se defender de caças inimigos em todos os ângulos de direção quando andavam em formação.

Torre da Cauda


Contava com duas metralhadoras Browning M2 de calibre .50, com capacidade para 750 tiros por minuto, operadas por um atirador.
          
Torre inferior

Ball Turret

Além de ser a mais perigosa por causa da localização, era também a mais desconfortável para seu ocupante, que ficava em posição de feto, deitado com os pés para cima. Tinha duas metralhadoras M2 calibre .50. 
                                                   
Metralhadoras laterais


Eram duas M2 calibre .50, uma de cada lado da fuselagem, operadas por dois atiradores.

Metralhadora dorsal
Era uma M2 calibre .30, com capacidade para 1 200 tiros por minuto, usada pelo operador de rádio durante os ataques aéreos. 
                                                             Artilheiro

      Localizava os alvos por meio de um sistema de mira Nordon e operava uma metralhadora M2 calibre 50. que ficava no nariz do avião.

Essa ponta era feita em acrílico,material que possibilitava sua curvatura e dava mais segurança ao artilheiro que o vidro. 



Para ter uma ideia, essa fortaleza voadora realizava missões sobre território inimigo. Muitas vezes os B-17 voltavam para suas bases na Inglaterra com somente um motor funcionando, alguns completamente destruídos e com vários membros da tripulação feridos (até gravemente) e algums semana depois após reparos ele saía voando novamente. O mais impressionante é que alguns que voltavam estava tão estragados que viraram sucata, isso mostra o quanto esse avião suportava.



Dados Técnicos:
Peso: 15 422 kg (vazio) 25 400 kg (carregado)
Altura: 5,85 m
Comprimento: 22,80 m
Envergadura: 31,60 m
Tripulantes: 8 a 10
Autonomia: 5000 km
Carga máxima de bombas: 7 893 kg
Carga normal em missões: 2 270 kg Velocidade máxima: 475 km/h
Velocidade de cruzeiro: 275 km/h
13 metralhadoras .50

Bombas: 3.600 kgs (missões de curta distância)
2.000 kgs (missoes de longa distância)

Vídeos

B-17 vs luftwaffe

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