Invenção do início do século 20, o avião mal precisou de 10 anos para ganhar aplicações militares. As máquinas voadoras, já utilizadas na I Guerra Mundial, só a partir da década de 1930 mostraram seu poder destrutivo. As aeronaves estavam prontas para provar sua força quando Hitler resolveu conquistar o mundo. Em 10 de julho de 1940, levantaram do solo as primeiras dúzias de aviões da Luftwaffe destinadas a iniciar o que seria registrado na história como a Batalha da Inglaterra – uma dura série de ataques aéreos que duraria até o fim de outubro. O objetivo era ganhar o canal da Mancha, destruir a Real Força Aérea e tomar a Grã-Bretanha na nunca concretizada Operação Leão-Marinho (leia quadro ao lado).
Em 1941, a Luftwaffe lançou o Focke Wulf Fw 190. Flexível, o caça monoposto era equipado com 2 metralhadoras pesadas, 4 canhões e motor de alta performance, características que o colocaram à frente de modelos concorrentes da RAF.
Focke Wulf Fw 190 | ||
Em 1942, durante a tentativa de desembarque na Alemanha, os novos Hawker Typhoon e Spitfire IX, da RAF, não foram páreo para o Fw 190. Michael Howard, professor de história militar da Universidade de Yale, observou numa conferência no Pentágono que os alemães tiveram “o completo domínio do ar” nos 3 primeiros anos de guerra. A Luftwaffe só foi para a defensiva em 1943, quando se concentrou na vigilância do território alemão contra as campanhas de bombardeio aliadas. Hawker Typhoon Spitfire IX Já perto do fim do conflito, Hitler teve chances de uma reviravolta tecnológica ao pôr no ar o Me 262 – primeiro caça-bombardeiro a jato produzido em larga escala –, mas o tempo voava contra ele. A aeronáutica alemã ainda tentaria uma última investida em 1945. Com base em suas temidas naves Jagdesch-wader 26, lançou um desastrado ataque em massa, chamado Operação Base Plate, contra aeródromos britânicos. Pelo menos 80 comandantes de ala e esquadrões, parte da elite dos pilotos alemães, morreram sob fogo de artilharia antiaérea e de caças aliados. Fim de pista para a Luftwaffe na II Guerra. Me 262 |
Maior Ás da luftwaffe:
Aviador alemão, alcunhado o cavaleiro loiro da Alemanha, por seus compatriotas e de demônio negro por seus inimigos, considerado um dos maiores pilotos da história do combate aéreo.
Video RAF vs Luftwaffe
Erich Alfred
Aviador alemão, alcunhado o cavaleiro loiro da Alemanha, por seus compatriotas e de demônio negro por seus inimigos, considerado um dos maiores pilotos da história do combate aéreo.
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