domingo, 7 de agosto de 2011

Couraçado Bismarck

    Foi um couraçado alemão da classe Bismarck construído e operado durante a Segunda Guerra Mundial. Baptizado com este nome em homenagem a Otto von Bismarck, tornou-se famoso por ser o responsável pelo afundamento do cruzador-de-batalha e orgulho da Marinha Real Britânica, o HMS Hood, durante a batalha do Estreito da Dinamarca, em 1941, e pela subsequente perseguição que culminou na sua destruição, apenas três dias depois. Isso só foi possível após ter sido torpedeado no leme por aviões Fairey Swordfish lançados do porta-aviões Ark Royal, sendo este o primeiro ataque realizado por aviões lançados a partir de um navio.



    Apenas com o leme avariado, pôde ser alcançado pela esquadra inglesa e afundado após um terrível bombardeamento, tendo perdido mais de 2.000 homens. Em tal batalha, os ingleses alegam ter liquidado o navio alemão com seus torpedos, mas tal fato não é verídico, posto que expedições sub-aquáticas confirmaram que o casco interno está intacto. A verdadeira causa do afundamento foi a abertura das comportas para inundar o navio pela sua tripulação, pois assim, vendo os britânicos se aproximarem cada vez mais, com o navio indefeso após quase duas horas de batalha desigual, impediriam uma tentativa inglesa de tomar a belonave germânica. O couraçado alemão somente foi afundado devido ao grande número de aviões e navios que o cercaram. Além disso, com o leme avariado devido ao ataque de aeronaves Swordfish, o Bismarck só conseguia navegar em círculos, sendo impossível escapar do cerco britânico, que atacou sem piedade o navio e sua tripulação.

Fairey Swordfish avião que conseguiu afundar o Bismarck

   A concepção deste navio iniciou-se em 1934. A construção do segundo couraçado francês da classe Dunquerque obrigou a um redesenho do Bismarck, que alterou a tonelagem para 42 000 toneladas, embora oficialmente fosse apenas de 35 000 toneladas, segundo o Tratado Naval de Washington. Teria sido projetado para se tornar um predador dos cargueiros comerciais que abasteciam a Inglaterra, dotado de depósitos de combustível tão grandes quanto os dos navios de guerra fabricados para operar no Pacífico, embora também fosse capaz de fazer frente a navios inimigos.


Bismarck 1940 10770 Wallpaper

Sua construção foi iniciada nos estaleiros da Blohm & Voss em Hamburgo a 1 de Julho de 1936, foi lançado ao mar a 14 de Fevereiro de1939. Após um treinamento rigoroso no Mar Báltico, partiu para o Atlântico em busca de navios mercantes e comboios aliados. Seria afundado em 27 de maio de 1941 sob o comando do capitão de mar Ernst Lindemann. O Bismarck era considerado a jóia da marinha alemã, e sua prematura perda em combate alterou totalmente a visão da marinha alemã sobre uso de couraçados. Os submarinos ganharam, então, destaque total na Kriegsmarine até o fim da guerra.

Especificações
Comprimento: 251 m (total) / 241,5 m (linha d’água)
Boca (largura): 36 m
Calado: 10,2 m
Deslocamento: 41.700 ton. (padrão) / 50.900 ton. (plena carga)
Propulsão: Turbinas a vapor, 3 eixos (138.000 shp)
Velocidade Máxima: 30,12 nós
Blindagem: 320-220mm (lateral), 50 + 80-120mm (convés), 360-180mm (torres) e 340-220mm (barbetas)
Armamento Principal: 8 canhões de 380mm/L45 (4 torres duplas)
Armamento Secundário: 12 canhões de 150mm/L55 (6 torres duplas)
Armamento Antiaéreo: 16 canhões de 105mm/L65 (8 torrres duplas),16 de 37mm/L83 (8 montagens duplas) e 18 simples de 20mm
Aviões: 4 hidroaviões arado Ar 196
Tripulação: 2.340




Um comentário:

  1. https://www.facebook.com/pages/Construindo-o-Bismarck-News/116517625123287

    ResponderExcluir