Em 1940, durante a Batalha da França, era aparente que o principal tanque das forças alemãs, o Panzer II, era um veículo inapropriado para combate direto; tinha armamento e blindagem fracos. Assim, quando a necessidade de um veículo de artilharia móvel, o Panzer II era uma escolha natural, eliminando veículos da linha de frente e estendendo sua utilidade.
O design do Wespe foi criado pelas empresas Alkett, Rheinmetall e MAN, e era baseado nos chassis (Ausf. F) do Panzer II. A produção do veículo foi efetuada em várias fábricas, principalmente na Polônia. O processo de conversão em si se mostrou relativamente simples, envolvendo a recolocação das torretes do Panzer II com um obus de 105mm e um escudo para o canhão.
O Wespe foi visto pela primeira vez em 1943 no Fronte Oeste, e mostrou tanto sucesso que Hitler ordenou que toda a produção de Panzers II fossem reservadas somente para o Wespe, deixando fora outros projetos como o Marder II. O Wespe permaneceu em produção de fevereiro de 1943 até meados de 1944, quando as forças soviéticas capturaram fábricas alemãs na Polônia. Por esse tempo tinham sido produzidos 662, mais 158 adicionais desarmados, utilizados para carregar munição.
Especificações do Wespe:
Tripulação: 5 homens
Comprimento: 4,81 m
Largura: 2,28 m
Altura: 2.3m
Peso: 11,000 kg
Capacidade de combustível: 170 litros
Motor: 1 × Maybach HL 62 TR 6 cilindros em linha a gasolina líquido de refrigeração para produzir até 140 hp a 2.600 rpm
Caixa de velocidades: 6 adiante um reverso
Velocidade: estrada 40 kmh cross country kmh
Alcance: 220 km da estrada cross country 125 km
Comprimento: 4,81 m
Largura: 2,28 m
Altura: 2.3m
Peso: 11,000 kg
Capacidade de combustível: 170 litros
Motor: 1 × Maybach HL 62 TR 6 cilindros em linha a gasolina líquido de refrigeração para produzir até 140 hp a 2.600 rpm
Caixa de velocidades: 6 adiante um reverso
Velocidade: estrada 40 kmh cross country kmh
Alcance: 220 km da estrada cross country 125 km
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