O Bell P-39 Airacobra foi um caça estadunidense monomotor e monoplace, produzido sob encomenda pela Bell, e que era um dos caças principais da Marinha Americana no início da Segunda Guerra. Foram produzidas 9.588 unidades, das quais 4.733 foram enviadas à URSS. Inicialmente chamado de Bell P-39 Caribou, seu nome foi alterado para Airacobra durante o seu desenvolvimento.
Em geral, os aviões da época tinham seu design baseados no motor. O Airacobra tinha seu desenho totalmente criado com base na arma primária, um canhão de 37mm que ficava no nariz. A Bell pôs o canhão ali para aumentar a precisão dos disparos e para evitar que o forte coice dos tiros desviasse a mira do piloto.
Devido à posição do motor, a manobrabilidade do P-39 não era tão alta quanto a de seus concorrentes AM6 ZERO e KI-43. A baixas altitudes e a ataques ao solo, o Airacobra se destacava; mas, a grandes altitudes, tinha uma performance sofrível, principalmente devido à falta de um turbocompressor.
Apesar de todos os problemas, a Marinha os manteve em operação até 1942/1943, principalmente por falta de um substituto. Mesmo com o advento dos caças embarcados classe F (como o F4F Wildcat, o F4U Corsair e o F6F Hellcat), o P-39 ainda foi muito usado, principalmente em Guadalcanal.
Especificações:
Superfície Alar: 19,79 m²
Envergadura: 10,36 m
Comprimento: 9,16 m
Altura: 3,78 m
Peso: 2.561 kg (vazio) e 3.765 kg (máximo)
Motor: Allison V-1710-85, V12 em linha, refrigerado a água (1.325 hp)
Velocidade: 605 km/h a 4.572 m
Ascensão Inicial: n/d.
Teto de vôo: 11.665 m
Alcance: 483 km (típico), 1.569 km (máximo)
Armamento: 1 canhão de 37 mm M4 no nariz, 2 metralhadoras Browning M2 de 12,7 mm (sincronizadas) no nariz, 4 metralhadoras Browning de 7,62 mm nas asas, podia carregar uma bomba de 500lbs ou um tanque de barriga.
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