sábado, 16 de julho de 2011

O Stuka Ju-87


   Soldados e civis que participaram e presenciaram a invasão alemã na Europa, principalmente durante os primeiros meses da Blitzkrieg, descreviam que, durante aos bombardeiros em suas cidades, um certo avião mergulhava, em ângulos quase retos (90º), sobre os prédios despejando bombas e terror. 

   Essa verdadeira hecatombe era acompanhada com o estrondo agudo de uma sirene. Indubitavelmente, a impressão que essas pessoas tinham é que o próprio demônio estava mergulhando dos céus. Mas não era nada de sobrenatural, e sim o famoso STUKA. 


   A Alemanha utilizou o "Stuka" pela primeira vez na Guerra Civil Espanhola tripulados por pilotos voluntários da Legião Condor. Posteriormente, na invasão da Polónia (1939), contra alvos fixos, como as bases da Força Aérea Polaca. Além disso, a aeronave foi também utilizada para apoiar o avanço alemão, na função de apoio aéreo aproximado, e combater as tentativas polacas de resistênciano sul do país.

Junkers Ju 87 Stuka


   Conseguia carregar grande carga de bombas para seu tamanho pequeno, porém mantendo formas agressivas que eram muito temidas pelos aliados. Em algumas versões, o Stuka era ainda acrescido de uma sirene de mergulho instalada na parte superior do trem de pouso, cujo único propósito era aterrorizar quem quer que estivesse no caminho de suas bombas.

   As posições fixas das defesas francesas na região de Sedan, foram alvos fáceis para os "Stuka", embora a incapacidade dos comandantes franceses, demonstrada pela sua recusa em chamar os caças para atacar os "Stukas" tivesse ajudado os alemães.

Ju 87D-3/trop. (W. Nr. 2883)

Especificações:



Comprimento                    10,8 m
Envergadura                    13,8 m
Altura                    3,9 m
Área (asas)             
31,90 m²                                       
Peso total                    3.324 kg   
Motores  Junkers Jumo 210D
Força               720 Hp kN
Velocidade máxima           310 km/h                                



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