O Nebelwerfer, que é a palavra alemã para "lançador de fumaça" é um lançador de foguetes que foi desenvolvido na década de 30 e foi largamente utilizado pelas tropas alemãs durante a invasao da uniao soviética, graças a sua eficiencia contra infantaria e alvos leves.
Precursor dos modernos lança-foguetes, o nebelwerfer demonstrou também a eficácia do choque psicológico que esse tipo de arma causa ás fileiras inimigas. seu único problema: um grande rastro de fumaça (daí seu nome, "lançador de fumaça")surgia após o disparo da bateria de mísseis, obrigando a equipe de artilheiros a reposicionar rapidamente a peça, para evitar fogo de contrabateria. ganhou versões diferenciadas durante a guerra: o Nebelwerfer-41, o Nebelwerfer-42 e o Werfergranate 21, sendo as duas primeiras variações terra-terra e a última ar-ar. Era usado contra alvos em terra.
A partir de 1942, passaram a ser empregadas como peças de artilharia de saturação. Eficientes, tinham o problema de serem facilmente localizáveis, devido ao rastro de fumaça dos disparos, que também obrigava a guarnição a se abrigar numa trincheira durante o tiro da arma. Além disso, os projéteis tinham um ruído muito específico, que fazia com que a arma fosse conhecida como “Minie, a gemedora”. Uma versão, de apenas um tubo, para pára-quedistas também foi feita.
Especificações:
Calibre: 158 mm
Comprimento do cano: 1,3 m
Conteira: 30º
Elevação: 44º
Alcance máximo: 7.055 m (munição explosiva)
Cadência de fogo: seis disparos em dez segundos, 90 segundos para recarregar a arma.
Munição: seis granadas Wurfgranate 41 Spreng
Granada: 31,8 kg (peso total), propelente: 6,35 kg (pólvora negra), 2,4 kg (carga explosiva).
Velocidade inicial: 342 m/s
Nenhum comentário:
Postar um comentário