Bachem Ba 349 Natter - foi um avião-foguete desenvolvido pela Alemanha Nazista no final da Segunda Guerra Mundial como parte do desesperado esforço de evitar a derrota.
Em seu primeiro teste (setembro de 1944), rebocado por um Heinkel He 111 comportou-se como esperado seu piloto achou fácil controla-lo e o teste foi bem sucedido. O primeiro lançamento a partir do solo falhou. Outros lançamentos não-tripulados e apenas com combustível sólido foram feitos com sucesso.
Em 28 de fevereiro de 1945, naquele que seria seu primeiro vôo tripulado ele despedaçou-se no ar e na queda matou seu piloto Lothar Siebert. Mesmo assim outros pilotos se ofereceram para pilota-lo, as deficiências do projeto foram corrigidas e por fim uma bateria de 10 Natters foi instalada próximo a Stuttgart.
Os pilotos permaneceram dias de prontidão. Mas os bombardeiros aliados não voaram dentro de sua área de ação de modo que o Natter não teve a oportunidade de ser usado.
Em fins de abril de 1945 os aliados ocuparam a região. Para evitar que a arma caísse nas mãos do inimigo os alemães destruíram todos estes Bachem Ba 349 Natter e suas instalações de lançamento. Existem dúvidas sobre a funcionalidade desta arma até hoje.
Especificações:
Missão: Interceptador de alta velocidade semi-sacrificávelTripulação: 01
Comprimento: 6,10
Envergadura: 3,60
Altura: 2,25
Área (asas): 4,8 m²
Peso total: vazio: 880 kg
Peso bruto máximo: com foguetes 2.232
Motores: 01 Walter HWK 109-509C-1 biprolente + 04 Schmidding 109-533 - combustível sólido.
Velocidade máxima: a grandes altitudes 1000 km/h
Alcance bélico: 32-48 km
Teto máximo: 7300 m
Mísseis/Bombas: 24 foguetes Föhn de 73mm ou, 33 foguetes R4M de 55mm ou, 02 canhões MK108 de 30mm com 30 cartuchos cada.
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