O Messerschmitt Bf 109 foi um espelho da própria Luftwaffe. Após uma série de sucessos iniciais, em 1940 foi submetido à dura prova das Batalhas da França e da Inglaterra, para protagonizar, logo depois, os efêmeros triunfos e dolorosas tragédias nos campos de batalha da África e da URSS. Mais tarde, na defesa do Reich, o Bf 109 combateu até o fim contra um inimigo cada vez maior e mais poderoso.
Comparando o Bf 109G com o Brewster B-239, que ele havia voado previamente, o maior ás finlandês da II Guerra, Eino Ilmari Juutilainen, disse que "enquanto o Brewster era um avião de cavalheiros, o Messerschmitt era uma ''máquina de matar". Seu criador Willy Messerschmitt durante a guerra se separou da empresa original e fundou a própria (com a sigla da empresa sendo Me), por isso existem aqueles que defendem que a partir das versões "F" em diante tenham que ser chamadas de Me 109, embora este apelido nunca tenha sido oficial.
Foi um avião muito bem sucedido, alvo de críticas e também de admiração e respeito, pilotado por alguns dos maiores ases da Alemanha como Erich Hartmann, o demônio negro da Ucrânia 352 vitórias, Werner Mölders 115 vitórias.
Especificações do avião Messerschmitt Bf 109:
Missão: caça
Comprimento: 9,02 m
Envergadura: 9,92 m
Altura: 3,40 m
Peso bruto máximo: 3.150 kg
Motores: 1x Daimler-Benz DB 605AM
Força: 1 800 kN
Velocidade máxima: 621 km/h
Alcance Bélico: 720 km
Teto máximo: 11 750 m
Missão: caça
Comprimento: 9,02 m
Envergadura: 9,92 m
Altura: 3,40 m
Peso bruto máximo: 3.150 kg
Motores: 1x Daimler-Benz DB 605AM
Força: 1 800 kN
Velocidade máxima: 621 km/h
Alcance Bélico: 720 km
Teto máximo: 11 750 m
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