O Avro Lancaster foi o melhor e o mais famoso bombardeiro quadrimotor britânico da II Guerra Mundial. Nasceu em 1941 como espólio do fracassado bombardeiro bimotor Avro Manchester.
Seu batismo de fogo ocorreu em 2 de março de 1942 e, até ao fim da guerra, cobriu-se de glórias. Os 7.366 exemplares produzidos realizaram 156.000 missões, lançando 608.612 toneladas de bombas (entre as quais algumas "Grand Slam" de 10.000 kg). Entre as suas muitas ações de repercussão, estão o ataque à represa de Moehne e Eder, em 17 de maio de 1943, e o afundamento do Tirpitz, em 12 de novembro de 1944.
Era uma aeronave de asa média com seção transversal de fuselagem retangular e leme duplo, em forma de escudo zulu invertido. Face a construção robusta e potência excedente dos motores, o Lancaster era capaz de transportar elevada carga de bombas e inclusive bombas especiais como a Dambuster e a Tallboy, com algumas modificações no compartimento de bombas. Até mesmo a "Grand Slam", a bomba terremoto de 22.000 lb (10.000 Kg), podia ser lançada pelo Lancaster, carregada por baixo da fuselagem em aeronaves parcialmente modificadas.
bomba Grand Slam a famosa ''Bomba terremoto''
Apenas o armamento defensivo, apesar de numeroso, não era satisfatoriamente adequado, devido ao baixo calibre das armas. Os Lancasters voaram 156.000 missões, algumas das quais antológicas como o ataque às represas da região do Rhur e o afundamento do Tirpitz, entre tantas.
Ao todo 7.378 aparelhos produzidos. O modelo Mk.III tinha quatro motores Rolls-Royce Merlin 224 com 1.480HP de potência cada. A envergadura era de 31,11m e o comprimento de 25,25m. Suportava peso máximo de decolagem de 31.850Kg; atingia a velocidade máxima de 460Km/h, com alcance de 4.200Km e teto de 7.470m. A aeronave estava armada com dez metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 6.400Kg de bombas e outros artefatos explosivos.
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